10 Faces da Inovação

O autor Tom Kelley,  da IDEO, uma consultoria global em design e inovação, publicou o livro “10 Faces da Inovação” descrevendo suas experiências no mundo corporativo como consultor em inovação para empresas. Ele possui uma abordagem totalmente pragmática, por isto a leitura do livro é mais recomendada aos executivos que tem inovação com um desafio do que aos estudiosos do assunto.

Um assunto que me chamou a atenção é que os autores perceberam que cada cliente possuía um desafio diferente e por causa disto o gestor que conduz o processo de inovação pedia um conjunto de habilidades diferentes. Deste modo, uma combinação de diferentes personas seria necessária para a transformação para uma empresa inovadora.

Tom Kelley classifica as 10 personas em 3 categorias: Personas que aprendem, Personas que organizam e Personas que constroem. Segue uma breve descrição de cada persona:

Bronislaw Malinowski em trabalho de campo

Antropólogo: Traz novas idéias e perspectivas para a organização, observando o comportamento humano e compreensão das interações físicas e emocionais entre as pessoas e serviços. Um exemplo de atuação foi um funcionário da IDEO, que foi internado  por 48 horas em um quarto de hospital para perceber com um paciente se sentia e com isso trazer inovações aos serviços de assistência médica.


Experimentador:
 Testa novas idéias, configurações e soluções  continuamente, aprendendo por empirismo Um exemplo seria Thomas Edison, famoso por ser um incansável empirista. O experimentador assume riscos calculados para alcançar o sucesso, mantendo-se em estado constante “experimentação e implementação”.

Polinizador: Explora outros setores e culturas, para em seguida adaptar as descobertas e as revelações daí decorrentes às necessidades únicas do próprio empreendimento.

Saltador de obstáculos: Ele sabe que o caminho para a inovação está repleto de dificuldades e desenvolve um jeito todo especial para transpor essas barreiras ou para atuar com mais inteligência que os adversários

Colaborador: Ajuda a reunir grupos ecléticos e, em geral, atua como líder no meio do pacote, para criar novas combinações e soluções multidisciplinares.

Diretor: Não só é capaz de compor grupos e equipes talentosas, mas também ajuda a produzir centelhas criativas.

Arquiteto de experiências: Projetam experiências que vão além da mera funcionalidade e se conectam em um nível profundo com as necessidades expressas ou latentes dos clientes.

Cenógrafo: Criar um palco no qual os membros da equipe possam trabalhar, transformando o ambiente físico em uma ferramenta poderosa para influenciar o comportamento e atitudes. 

CRM   A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes

Cuidador: Constrói uma metáfora de um profissional de saúde para cuidar do usuário que vai além de um simples serviço. Um bom cuidador se antecipa às necessidades os clientes e estão dispostos a cuidar deles.

Contador de Histórias: Constrói tanto a moral interna e externa através de histórias convincentes que transmitem um valor humano fundamental ou reforçam traços culturais específicos.

Minha pergunta final é: qual a persona mais interessante? Qual a mais importante para a empresa para onde você trabalha atualmente?

Fonte para a fotografia do Antropólogo aqui; fonte da imagem do cuidador aqui.

Anúncios

7 comentários sobre “10 Faces da Inovação

  1. Edelcio Sardano disse:

    Muito legal! Esses posts estão apresentando e acrescentando conceitos muito interessantes. É um prazer acompanhá-los. Obrigado pela contribuição.

  2. Olá Edson,
    obrigado pela pergunta.

    As personas que aprendem são o Antropólogo, o Experimentador e o Polinizador. Por outro lado, as personas que organizam são o Saltador de Obstáculos, o Colaborador e o Diretor. Por fim, as personas que constroem são o Arquiteto de Experiências, o Cenógrafo, o Cuidador e o Contador de Histórias

    Abs,
    EK

  3. Jose Ricardo Patelli Junior disse:

    Caro Evodio, li há algum tempo o livro e tenha procurado praticar e ou identificar as personas. É muito interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s