Google vs. Apple, Google vs. Facebook, Google vs. Microsoft…Google vs. Resto do Mundo?

O impacto de novas tecnologias em nossas vidas é um assunto que interessa aos apaixonados por inovação. Quando destas novas tecnologias surgem produtos eletrônicos de uso massificado, abre-se um interessante campo de estudo sobre competição entre empresas e seus movimentos estratégicos. Google, força dominante na internet devido à sua máquina de buscas e seus inúmeros produtos, possui várias frentes de negócios e como consequência enfrenta diversos competidores. Segundo a própria empresa, Google procura se posicionar com uma organização que auxilia seus clientes a localizar e filtrar informações.

Em relação à Apple, Google compete principalmente no segmento de sistemas operacionais, onde o Android/Google enfrenta o iOS/Apple. Com market share global de 75%, o Android é o claro vencedor desta disputa (nada mal para um produto cuja primeira versão foi lançada apenas em 2008). Um dos motivos para este sucesso avassalador é que o Android é um sistema operacional de código aberto (open source code) o que permite que o software possa ser livremente modificado por fabricantes de hardware (tablets e smartphone), operadoras de telefonia móvel e desenvolvedores de aplicativos. Esta decisão fez com que os usuários de aparelhos eletrônicos começassem a preferir hardwares com o sistema Android, o que acabou levando os fabricantes de celulares a optarem pelo Android também. No caso do iOS, a Apple não autoriza a instalação deste sistema operacional em produtos que não sejam da própria empresa.

Em relação ao Facebook, temos aqui um empate. No front de receitas com publicidade e serviços, Google é o vencedor com receitas de US$ 50 Bilhões em 2012, enquanto que que o Facebook chegou à aproximadamente US$ 5 Billhões no mesmo período. Por outro lado, a base de usuários do Facebook é de mais de um bilhão de usuários, frente aos pouco mais de 400 milhões de usuários do Google +. Se o FB conseguir transformar os cliques de  “Like” em “Buy”, poderá tornar-se a força dominante na internet.

Google vs Microsoft resized 600

Em relação à Microsoft, seu motor de busca, o Bing, não é rival para o mecanismo de busca do Google. Este é um caso claro de First Mover Disadvantage (o reverso do First Mover Advantage, que é um conceito muito mais comum em estratégia empresarial). Adicionalmente, me parece que Google está muito melhor posicionado do que a Microsoft em termos de aplicativos em nuvem (cloud computing). Por fim, existe a batalha de imagem, que o Google também está ganhando. Enquanto Google é vista como moderna, trendy e inovadora, a empresa de Bill Gates é vista como monopolista. Microsoft virou sinônimo de establishment.

Do ponto de vista de estratégia e análise da competição, alguns movimentos executados pelas empresas deste setor são interessantes e merecem ser entendidos, ainda que o impacto total destas ações ainda não esteja totalmente claro.

  1. Entrada do Google no segmento de hardware, com a aquisição da divisão de aparelhos móveis da Motorola. Esta compra foi anunciada em Agosto de 2011 e teve como objetivo a obtenção de muitas patentes que a Motorola havia registrado em seu nome. Porém, ela fez com que o Google se tornasse um fabricante de hardware, ou seja, um potencial concorrente de seus inúmeros clientes que utilizam o Android em seus aparelhos. Do ponto de vista destes clientes, Google passou de fornecedor a competidor. Será que o Android continuará gratuito? Será que a versões mais atualizados do Android serão liberadas apenas para os aparelhos do próprio Google? Quais os riscos desta aquisição, dado que o crescimento do Android deveu-se à sua adoção por vários fabricantes de hardware?
  2. A internet está cada vez mais móvel porque cada vez mais as pessoas acessam-na através de smartphones e tablets. Se o FB ainda não aprendeu a monetizar corretamente sua imensa base de usuários, terá a empresa sucesso em monetizar esta mesma base que se torna cada vez mais usuária de aplicativos móveis?
  3. Research in Motion (RIM), que fabrica o BlackBerry, foi líder no segmento de smartphones, antes da entrada da Apple neste setor. Recentemente (Q1 2013) a empresa anunciou seu novo sistema operacional e dois modelos de smartphones. Será que a empresa disponibilizará aplicativos em quantidade tal que levará os usuários de outros modelos trocar seus aparelhos pelos da RIM? Analistas dizem que esta é a última chance da empresa canadense recuperar sua relevância, já que ela já dominou o mercado de celulares inteligentes.
  4. Redes Sociais: O crescimento da rede social do Google tem surpreendido os especialistas do setor. Ainda que o Google+ ainda não seja um competidor relevante para o Facebook, bastam alguns deslizes do FB na utilização de informações confidenciais de seus usuários para que sua imagem fique arranhada, o que pode causar uma migração de usuários para o Google +.

Durante minha preparação para elaborar este texto, me deparei com o seguinte mapa. O objetivo com ele não é mostrar as opções estratégicas que cada empresa possui, mas sim mostrar as diversas frentes de competição.

Para as mentes mais curiosas deixo as seguintes provocações.

a. Qual o impacto da mobilidade no cenário acima? Quem ganha e quem perde?

b. Qual o impacto da Samsung, que atualmente vende mais tablets que a própria Apple?

c. Vivemos em um mundo cada vez mais Keynesiano… Qual empresa está mais exposta aos riscos regulatórios?

d. Com o falecimento do Steve Jobs, a Apple continuará a ser a mesma?

Link para imagem Apple/Google aqui. Link para imagem Facebook/Google aqui. Link para imagem Microsft/Google aqui. Link para mapa comparativo aqui.

Link para artigo sobre Apple aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s