Em busca do tempo perdido – Compra da Tumblr pela Yahoo!

A dificuldade que uma empresa madura enfrenta para começar uma nova unidade de negócios é superada através de aquisições de empresas menores, que possuem várias características que não estão presentes em empresas estabelecidas. Algumas destas características são: a velocidade para a tomada de decisão, o apetite aos riscos inerentes a um modelo de negócio embrionário e a flexibilidade na alocação de recursos. A aquisição da Tumblr (uma plataforma para criação, edição e publicação de blogs) pela Yahoo! é um exemplo bastante didático da aquisição de uma empresa novata por uma organização veterana, que apesar de ter recursos e tradição não possui conhecimento nem produtos necessários para entrar em um novo mercado.

yahoo-tumblr3

Fundada em 1994, a Yahoo!  é uma organização considerada madura entre as empresas de internet, apesar de já ter liderado este mercado, perdeu espaço neste segmento que se torna cada vez mais dependente de redes sociais. Deste modo uma empresa novata com a Tumblr, que criou um notável ecossistema que orbita seus quase 110 milhões de blogs, é uma forma rápida para a Yahoo! compensar o tempo perdido, dado que este dinossauro da internet ficou para trás à medida que os hábitos dos clientes on-line evoluíram de interações de um-para-um para interações de um-para-todos.

Quando se estuda a Yahoo! percebe-se que a empresa não busca apenas uma aquisição pontual; ao contrário existe uma mudança de portfolio de produtos e de perfil de clientes, porque a base de clientes da empresa é razoavelmente envelhecida ao passo que os usuários da Tumblr são jovens adultos e adolescentes.

É importante notar que esta recente aquisição faz parte de uma sequência de compras que foi originada por uma CEO (Chief Executive Officer) recém contratada, portanto, externa à organização e com o objetivo muito claro de reinventar a empresa.

8277e_130520124553-marissa-mayer-twitter-yahoo-tumblr-620xa

Segundo meu entendimento, este movimento estratégico via aquisição possui algumas características bastante interessantes, a saber:

a. Pagamento totalmente em dinheiro. É comum neste segmento que as aquisições envolvam o uso de ações da empresa compradora. Com compra ocorrendo totalmente com dinheiro, a Yahoo! sinaliza ao mercado que espera uma valorização substancial de suas ações no curto prazo.

b. Processo de integração. A Tumblr será mantida com uma unidade independente, o que pode ser visto como uma tentativa de unir o melhor de cada um dos dois mundos: a habilidade que empresa novatas possuem em tomar decisões rápidas de modo a atender necessidades de clientes cada vez mais voláteis e a abundância de recursos das empresas tradicionais. Adicionalmente, existe a “sempre-alardeada-porém-muito-pouco-efetivada” oportunidade de venda cruzada, ou seja, a de produtos Yahoo! à base de clientes Tumblr.

c. Mudança de perfil de clientes. Esta aquisição não representa apenas o aumento de base de clientes, mas também a mudança de perfil dos mesmos. O público que hoje usa a internet para lazer cada vez mais a utiliza através de redes sociais como, por exemplo, a Tumblr, e não através de portais de internet, como a Yahoo!

d. Preço. US$ 1,1 Bilhão por uma empresa que não possui receita… o admirável mundo novo da internet não é tão novo assim, porém continua cada vez mais admirável.

Yahoo’s_Choice_More_Tumblr’s_or-c994e7c5c57aeb41fb7ae1c9b3f837bd

O hábito teimoso de provocar um debate se materializa com a seguinte pergunta: Será que as mudanças radicais em uma organização possuem maior probabilidade de sucesso se forem conduzidas por um novo líder, recém incorporado ao grupo?

Link para logos Yahoo! e Tumblr aqui

Link para grafico aqui

Link para foto CEO Yahoo! aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s